Glossário

Administradora de Consórcio

É a empresa especializada na organização e administração de grupos de consórcio para a aquisição de bens. Precisa da autorização do Banco Central para funcionar.

Consórcio

É um sistema de compra que possibilita a aquisição programada de bens móveis, imóveis de forma autofinanciada, com capital próprio, sem utilização de empréstimos e com parcelas sem juros.

Consorciado

É a pessoa física ou jurídica que integra o Grupo de Consórcio como titular de cota e assume a obrigação de contribuir para o cumprimento integral de seus objetivos.

Adesão

Momento da assinatura do contrato com a aquisição da cota pelo consorciado e aceite das condições do plano de consórcio, passando a integrar um determinado grupo.

Contrato de adesão

É o instrumento que, firmado pelo consorciado e pela administradora, cria vínculo jurídico entre as partes e pelo qual o consorciado formaliza seu ingresso em grupo de consórcio, estando nele expressas as condições de operação dos grupos de consórcio.

Grupo de consórcio

É a reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas, reunidas pela administradora, com prazo de duração e número de cotas previamente determinados, com a finalidade de propiciar a seus integrantes a aquisição de bem por meio de autofinanciamento. Ressalta-se que o interesse do grupo prevalece sobre os interesses individuais dos consorciados.

Cota

Representa a participação do consorciado no grupo. É identificada por um número, determinado após a adesão do consorciado.

Assembleias

A assembleia é a reunião mensal dos participantes do grupo de consórcio. A primeira assembleia de um grupo de consórcio, chamada de Assembleia de Constituição, define as características do grupo. As assembleias seguintes, chamadas Assembleias Gerais Ordinárias (AGO), ocorrem mensalmente para realizar contemplações, prestação de informações e atendimento aos consorciados. Existe, ainda, a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que pode ser convocada pela administradora ou pelo grupo para deliberar, em caráter extraordinário, sobre assuntos relativos à operação do grupo de consórcio.

Contemplação

É a atribuição ao consorciado do direito de utilizar o crédito, representado pela carta de crédito. A contemplação ocorre por sorteio ou lance.

Carta de crédito

Valor colocado à disposição pela Administradora quando da contemplação do bem adquirido pelo consorciado após a análise e aprovação do crédito e do bem.

http://consorcionacionalsicoob.com.br/modules/mod_image_show_gk4/cache/banner-2-queroterumconsorciogk-is-99.jpglink